Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PERITORÓ MARANHÃO.

diario oficial contra-cheques 2 editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

JOZIAS LIMA OLIVEIRA

perfil prefeitoNasceu aos 11 de dezembro de 1958, no povoado chamado Peritoró, município de Cantanhede. Membro de uma família de 09 irmãos, filho de Enéias Oliveira e Marcelina Lima Oliveira, pessoas simples que viviam da roça.

O estudo primário Jozias concluiu no próprio povoado. Para estudar o ginásio tinha que viajar a pé diariamente 12 quilômetros com destino à cidade de Pirapemas. Foi no colégio Ribamar Pinheiro que Jozias conclui o ensino fundamental. Ainda na 6ª série já era professor no povoado onde morava, lecionando para as crianças e também ensinando a catequese.

Ao concluir o 1º grau foi convidado pelo Padre Miguel Candas, pároco de Pirapemas, para uma experiência vocacional de 01 ano. Neste período, Jozias acompanha Padre Miguel em suas missões. Também nesta época vê seus pais serem expulsos de suas terras por grileiros e vão para um povoado nas proximidades. Em 1978, vai morar na cidade de Arari, onde fica dois anos estudando no colégio Arariense e iniciando a preparação para a vida vocacional com o Padre Clodomir Brant. Em 1980, Jozias foi terminar o ensino médio na cidade de Coroatá, onde fez experiência no Seminário Menor.

Em 1981 foi para a Capital São Luís estudar no Seminário Santo Antonio, onde cursou Filosofia e Teologia. Aos 11 de dezembro de 1988, completando 30 anos é ordenado Padre, na Igreja Matriz de Pirapemas por D. Reinaldo. Após sua ordenação, passa dois anos em Coroatá dando assistência na Igreja Matriz juntamente com o Padre Carlos e Padre Paulo. É neste período que começa seu trabalho na cidade de Peritoró, onde celebrava e dava assistência pastoral. Em 1990 é nomeado Pároco da Matriz de Peritoró, onde começa um trabalho de apoio aos movimentos pastorais e sociais.

Diante da situação de dificuldade da população, Padre Jozias começa a desenvolver um trabalho social lutando ao lado dos mais pobres. Além do trabalho que desenvolve com sua comunidade, Padre Jozias também se destaca como grande construtor de obras importantes. Constrói a Igreja Matriz, o Centro Paroquial, ajuda a criar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Constrói vários poços artesianos nas comunidades e se engaja na luta pela emancipação de Peritoró.

Em 1997 é transferido para a cidade de Arari, onde realiza a grande reforma da Igreja Matriz, constrói a casa paroquial, a Igreja do Bairro Malvina e outras obras importantes.

Em 2000, Padre Jozias se engaja na política sendo candidato a Prefeito pela primeira vez em Peritoró alcançando a segunda colocação. Porém não desiste, em 2004, é obrigado a optar entre a política e o trabalho sacerdotal, pois o seu bispo D. Reinaldo decreta que os Padres da Diocese para disputar eleição teriam que ser afastados. Padre Jozias opta por continuar a sua missão política e é suspenso de suas funções sacerdotais.

Após uma disputa difícil e sem estrutura, Padre Jozias é eleito Prefeito Municipal de Peritoró/MA e assume a Prefeitura no dia 01 de janeiro de 2005. Após a eleição, resolve deixar de vez a vida sacerdotal e se dedicar exclusivamente à política e á família. No dia 15 de junho de 2005, Jozias casa-se com Jacilene de Jesus Licá Oliveira.

Dando continuidade a sua vida pública, mesmo após fazer uma administração com excelentes índices de aprovação, Padre Jozias não consegue se reeleger. No ano de 2012, nas eleições municipais, Jozias concorre mais uma vez ao cargo de Prefeito de Peritoró, desta vez pelo PMDB de onde sai vitorioso assumindo pela segunda vez a administração municipal para o período de 2013 a 2020.

rodape