Peritoró será contemplado com o Programa Maranhão Quilombola

Peritoró será contemplado com o Programa Maranhão Quilombola

access_time

Foram lançadas nesta quinta-feira (22) as ações do programa Maranhão Quilombola, promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria Estadual Extraordinária da Igualdade racial. Nesta nova etapa do Programa, mais nove municípios maranhenses passam ser contemplados com as ações validas para os anos de 2021 e 2022.

“Queremos aqui agradecer o nosso governador Flávio Dino, por este belo e necessário trabalho mos municípios. Temos os exemplos das Escolas Dignas, onde Peritoró já foi contemplado, e agora o Projeto Maranhão Quilombola, onde nós temos mais 418 famílias, em 12 comunidades, como por exemplo, Matões da Rita, que tem mais de cem famílias, e estão sendo contempladas com estradas, poços artesianos, trazendo escolas, enfim oportunidades e dignidade a essas comunidades”, falou o prefeito Dr. Júnior.

O programa

O Programa Maranhão Quilombola tem suas ações pautadas no Programa Brasil Quilombola, que orientam Estados e Municípios na implementação de estratégias e ações que garantam melhores condições de vida à população quilombola. Suas ações serão executadas através de parcerias entre a SEIR e as secretarias e órgão do governo estadual, com os demais entes federados e ou a iniciativa privada.

O programa se organiza a partir dos cinco eixos norteadores da Agenda Social Quilombola do governo federal:

I – o acesso à terra;
II – à infraestrutura;
III – à inclusão produtiva e desenvolvimento local;
IV – à saúde e educação quilombola;
V – à cidadania.

Assista o vídeo:

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
folder_opentags